MELHORE SEU DESEMPENHO ESCOLAR

Texto: Simaia Sampaio - Psicopedagoga Clínica 

CRIE UMA ROTINA – Anote num cartaz sua programação diária com hora do banho, de escovar os dentes, hora do almoço, hora de estudar, hora da escola, hora de brincar, hora de lanchar, etc. Deixe o cartaz no seu quarto num lugar visível para você. (Se a criança for pequena, fazer o cartaz com ajuda de um adulto).

ESTABELEÇA UM HORÁRIO DE ESTUDO – Separe um horário por dia todos os dias para estudar e/ou fazer as tarefas. Estude cerca de duas horas por dia.

REVISE SEMPRE O ASSUNTO ANTERIOR – Ao iniciar um novo assunto sempre revise o que foi dado na última aula para fixar os conteúdos.

SEPARE UM LUGAR EM CASA PARA ESTUDAR – Faça suas tarefas sempre neste lugar, numa mesa que pode ser no quarto ou na sala, com boa iluminação, ventilação, sentado numa cadeira confortável com a coluna reta e pés apoiados no chão (Pode colocar um banquinho se a criança não alcançar o chão).

FIQUE LONGE DE DISTRAÇÕES – Não deixe que nada tire sua concentração na hora que estiver estudando, portanto, fique longe de TV ligada, celular, animais domésticos, computador, video game, pessoas conversando etc

TENHA NA MESA OS MATERIAIS NECESSÁRIOS – Antes de começar a estudar verifique se os materiais necessários estão na mesa como lápis, borracha, lapiseira, lápis de cor, régua, livros, dicionário etc, para que não se distraia ou perca tempo na hora da tarefa procurando.

COMECE PELA TAREFA MAIS DIFÍCIL OU MAIS TRABALHOSA – desta forma, no final restará as tarefas mais fáceis e você não se sentirá tão cansado.

SE TIVER MUITA LIÇÃO – A cada uma hora dê uma pausa, alongue-se, faça respirações expirando e inspirando, beba água e retorne.

ANOTE NA AGENDA TODAS AS TAREFAS QUE O PROFESSOR PASSAR – revise para identificar se não esqueceu nada e capriche na letra para entender depois e não ficar com dúvidas.

USE O MARCADOR DE TEXTO – Grife com o marcador as partes mais importantes do texto ou grife com o lápis. Crie o hábito de grifar no enunciado da questão a informação principal que está sendo pedida.

FAÇA ANOTAÇÕES DURANTE AS AULAS – Quando o professor estiver explicando, anote ao lado do texto no livro, informações que considere importantes. Podem ser palavras-chaves, esquemas ou mesmo frases curtas.

COLOQUE DATAS – No texto do livro, que o professor está explicando, coloque a data para você lembrar quando o assunto foi dado.

EVITE CONVERSAR NA SALA DE AULA DURANTE A EXPLICAÇÃO – se você conversa perde a maior parte da explicação, atrapalha a si mesmo e atrapalha seus colegas que querem prestar atenção. Deixe as brincadeiras para os intervalos.

PERGUNTE NA SALA – Faça perguntas ao seu professor sobre o assunto dado, seja curioso, demonstre que está interessado e que quer participar. Se a explicação não ficou clara peça para o professor repetir.

ANOTE AS DATAS IMPORTANTES – Faça um calendário do mês e vá colocando as datas mais importantes de avaliações, entregas de trabalho e provas, e coloque numa parede ou mural perto do seu local de estudo.

CRIE AUTONOMIA – Tenha responsabilidade de fazer as tarefas sozinho, sem ninguém precisar ficar mandando. Se tiver alguma dúvida deixe para o final para tirar com alguém e faça o resto sozinho. Não fique dependendo de alguém para fazer suas atividades.

PRATIQUE A TABUADA TODOS OS DIAS – procure exercitar a tabuada todos os dias. Grave a tabuada falando com sua voz no gravador do celular e procure repetir junto. Coloque a tabuada de multiplicar com números grandes em um lugar visível, num mural por exemplo. Procure entender o mecanismo da tabuada antes de decorar, peça alguém para lhe explicar.

EXERCITE O CÁLCULO MENTAL – crie o hábito de fazer o cálculo mentalmente você irá ver como é fácil. Por exemplo: 32 X 3  = para achar o resultado multiplique 3 x 2 dá 6 coloque atrás (porque o 2 está atrás), depois 3 x 3 dá 9 coloque na frente (porque o 3 está na frente):

 

PARA DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO E CONCENTRAÇÃO – brinque com jogos de raciocínio lógico nos quais você precisa pensar e manter sua concentração para chegar ao resultado: dominó, resta um, xadrez, damas etc.

DURMA BEM – Durma pelo menos 8 horas por dias. Evite ficar no celular, computador ou televisão antes de dormir. Prefira fechar os olhos e meditar prestando atenção na sua respiração. 

ALIMENTE-SE BEM – Muitos alimentos são fontes de vitaminas e proteínas que ajudam seu organismo funcionar melhor e também ajudam na sua aprendizagem. Informe-se.

ESTUDANDO PARA PROVAS:

  • Não deixe para estudar em cima da prova. Crie o hábito de estudar cada dia um pouco e principalmente as matérias com mais dificuldades. Não acumule assunto!;

  • Verifique com antecedência quais os assuntos da avaliação e anote numa folha de ofício e coloque no mural; faça isto com todas as disciplinas.

  • Ao ler o texto vá grifando as informações principais;

  • Faça um resumo por escrito dos fatos mais importantes;

  • Leia em voz alta e grave no gravador do celular para escutar várias vezes;

  • A cada parágrafo, faça perguntas a você mesmo para identificar se está compreendendo e retendo as informações.

  • Na hora da avaliação dê uma olhada geral. Se estiver com alguma questão em dúvida passe para a próxima e responda aquelas que tem certeza, deixando as que não tem certeza para o final;

  • SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE REVISE antes de entregar sua avaliação;

  • Procure não deixar questões em branco.

 

 

PARA ESCREVER UM TEXTO:

  •  Pense no tema antes de começar;

  • Organize as idéias principais;

  • Organize mentalmente o início, meio e fim, escrevendo palavras para depois lembrar o que pensou;

  • Escreva o texto num rascunho;

  • Releia e vá acrescentando mais detalhes dos personagens como a cor dos olhos e cabelo, de que maneira estão vestidos, idade; relate onde se passa a história, como estava o tempo, como era o local e outras informações que queira acrescentar;

  • Leia em voz alta e vá observando pontuação, acentos, concordância;

  • Revise sempre, a cada parágrafo, para identificar se a estória está com sentido.



Apoio

Iphouse Lojas Virtuais

Aprenda como montar uma loja virtual de sucesso na internet