Neurofeedback

 

 

    Neurofeedback é um treinamento para ajuste de algumas alterações cerebrais como Déficit de Atenção, por exemplo. Não é um tratamento invasivo, pelo contrário é indolor e natural. O aparelho é colocado na cabeça do paciente e os eletrodos ficarão em contato com a região que se deseja trabalhar. Os eletrodos captam as emissões elétricas realizando uma análise automática da atividade elétrica do cérebro, cujas informações são enviadas ao computador através de cabos ou sinais e decodificados. 

 

   O treinamento é realizado com uso de softwares, onde o paciente deverá movimentar os personagens ou objetos utilizando-se apenas da sua capacidade de concentração, ou seja, não são utilizadas as mãos como um vídeo game comum. Só há movimento, se o paciente esforçar-se para estar concentrado. Neste momento, o profissional trabalhará de maneira a incentivar a manutenção desta atenção sustentada, podendo trabalhar conjuntamente a respiração.

 

     O mais interessante é que o paciente poderá ver, em tempo real, como está o desempenho de sua atenção e tentará esforçar-se para ajustá-la a um nível ótimo que permita a evolução do jogo. À medida que ele se esforça, vai conseguindo acumular pontos, passa de fases e novos desafios vão sendo propostos. Através deste reforçamento condicionado ele passa a ajustar a frequência de ondas cerebrais das áreas relacionadas ao controle da atenção e funções executivas como o controle inibitório, planejamento e automonitoramento.

 

    A duração do tratamento dependerá de cada caso, mas os resultados normalmente são visto entre 40 a 60 sessões. Não é recomendável parar o tratamento antes de 30 sessões.

 

Contato para marcação:

Simaia Sampaio - Psicopedagoga, especialista em Neuropsicologia.

E-mail:         psicosimaia@ig.com.br

wathsapp:    71-9210-4845

 

 

 

 

 

 

 

Apoio

Iphouse Lojas Virtuais

Aprenda como montar uma loja virtual de sucesso na internet